quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Resenha: Cartas de amor aos mortos


Livro: Cartas de amor aos mortos
Autora:Ava Dellaira
Editora:Seguinte

Alguns segredos só conseguimos contar aos nossos maiores ídolos.

Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

“Simplesmente amei este livro. Cartas de amor aos mortos é mais do que um livro de estreia impressionante. É o anúncio do surgimento de uma nova voz literária corajosa.”

- Stephen Chbosky, autor de As vantagens de ser invisível

“Assim como Kurt, Janis, Amelia e outros que já se foram mas de algum jeito permanecem aqui, Cartas de amor aos mortos deixa uma marca indelével.”

- Gayle Forman, autora de Se eu ficar
 

Cartas de amor aos mortos é um livro em que toda a narrativa é contada através das cartas que Laurel escreve para grandes personalidades que já morreram. Apesar de começar como uma simples tarefa de escola acaba se tornando a maneira que Laurel encontra para lidar com a morte da irmã.

Este foi o primeiro livro que Ava Dellaire publicou, acredito que para um livro de estreia esse livro é muito bom. Apesar disso acho que a escrita da autora tem espaço para melhoras. A maneira que ela escolheu para contar essa historia foi através de cartas, o que para mim como leitora é fascinante, já que gosto de livros que exploram diferentes meios de narrar, porem em certos momentos , para mim, as cartas se tornaram narrativas muito extensas e seu formato se perdeu, fazendo com que parecesse mais um capitulo de um livro qualquer.

A historia é um pouco clichê já que se trata dos problemas de uma adolescente, primeiro amor, escola e coisas do tipo. Porem os problemas que Laura enfrenta devido a morte da irmã e a reação dos pais diante a tal acontecimento tornam a historia diferente e a mantem interessante. O livro te faz sentir diversas coisas, e muitas vezes parte seu coração.

Eu adorei o livro, é uma leitura rápida e que te mantem envolvida na historia até o ultimo instante. Estou ansiosa por novos livros da autora. 

Minha pontuação do livro foi 3 de 5


2 comentários:

  1. Poxa, achei que fosse menos clichê... Em todo lugar tem gente falando deste livro, que é muito bom... Achei que fosse um pouco mais dramática, mais triste, etc. Mas confesso que gosto de ler YA mais clichês para relaxar um pouco. Acho que darei uma chance.
    http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, eu tbm achei! mas apesar das partes clichês tem bastante drama, esperava que fosse mais triste, porem apesar disso ainda é uma ótima leitura, vale a pena! :)

      Excluir